Início

domingo, 14 de novembro de 2010

Uma estrela próxima!

Oi! Hoje quero falar sobre um astro que é muito importante para que haja vida em nosso planeta.

O Sol

O Sol é uma estrela cujo todos os planetas, planetas anões, satélites naturais, cometas e asteróides do sistema solar giram em torno dele. Nosso planeta fica aproximadamente 150 milhões de quilometros desta estrela. A luz solar leva em torno de 8 minutos para chegar aqui na Terra. O Sol é composto primeiramente de hidrogênio que através da fusão nuclear, surgiu o hélio.



Curiosidade

Agora que já sabemos um pouco de nossa estrela, vem a pergunta: O Sol vai morrer mesmo?

Nossa estrela tem por volta de 4,6 bilhões de anos e provavelmente ele irá virar uma estrela gigante vermelha daqui 5 bilhões de anos, por quê?  A resposta é que dentre cinco bilhões de anos, o hidrogênio irá esgotar, então o hélio também acabará e se unirá com elementos pesados, e com isso, a massa do Sol irá crescer, ficando tão grande, que engolirá a Terra; após um bilhão de anos como gigante vermelha, o Sol irá explodir se formando em uma anã branca.

Para entender melhor o ciclo de vida do Sol, veja a imagem a seguir:


Espero que gostaram desta postagem! Até a próxima. 

domingo, 7 de novembro de 2010

Há vida neste planeta?

Olá, primeiramente quero agradecer por acessarem meu blog. Aqui o assunto principal é astronomia.

Gliese 581g
Na minha primeira postagem, quero falar sobre um planeta extra-solar recentemente descoberto e que na opinião de alguns, ele é o planeta "irmão" da Terra.
Gliese 581g é um planeta rochoso e foi descoberto por astrônomos norte-americanos no dia 29 de setembro de 2010, o qual há, a possibilidade que tenha água em estado líquido,  por este motivo nos deixa curiosos em saber se este planeta extra-solar, tem condições de habitação.
Este planeta está localizado na constelação de libra. Em seu sistema, ele fica entre seus "primos", Gliese 581c e Gliese 581d , ambos giram em torno de uma estrela anã vermelha, chamada Gliese 581, sua temperatura média é de 3.480 graus. Nosso "irmão", leva em torno de 36,6 dias terrestres para dar uma volta completa em torno de sua estrela.
Segundo os astrônomos descobridores, a temperatura média do planeta varia de -31 e -12 graus Célsius; nem por isso, o planeta deixa todas as chances de que haja vida; outro fator que pode ajudar a habitação, é a composição da atmosfera, o qual não se sabe ao certo, o gás presente.

O que é interessante deste planeta?

No planeta Gliese 581g os dias são eternos e as noites são sem fim. Mas por que? A distancia que o planeta está da estrela Gliese 581 é pequena, e por isto o planeta fica "amarrado" em sua órbita, sem poder fazer o movimento de rotação que determina o dia e a noite.